Sam Vallely, um desenvolvedor de software independente e relativamente

desconhecido, é o autor de um curioso e estranho jogo que tem como tema a eleição presidencial americana que virá em 2020. O jogo chama-se “Yang2020 Path to Presidency” e tem como inspiração o candidato democrata Andrew Yang.

Jogo de luta

Alguém poderia pensar que um jogo que tenha a eleição americana como tema seria algo como um jogo de sorte, em que o jogador tivesse que apostar ou tentar prever qual o resultado da eleição. Afinal, tentar prever quem será o candidato do partido democrata a disputar a eleição com Trump é tão divertido como ganhar nos caça-níqueis do Riverbelle casino ou de outra plataforma semelhante. No início da pré-campanha, falava-se que a senadora Kamala Harris seria uma forte candidata, mas ao fim de vários meses ela desistiu da campanha.

Afinal, o jogo é bem mais simples do que se poderia pensar. Trata-se de uma paródia dupla: da eleição em si mesma e dos temas de “anime” e do “mangá” japonês. O jogo é inspirado na série animada Dragon Ball Z e o próprio candidato Yang tem grandes semelhanças com Gohan, um dos personagens da série. Tal como em Dragon Ball, os personagens de Yang2020 Path to Presidency derrotam seus adversários combatendo-os fisicamente e podem atirar bolas de fogo com suas mãos.

Confusão asiática? Não

Alguns especialistas se perguntaram se haveria alguma confusão no fato de Vallely fazer referência a um “anime” nipônico para retratar um candidato cujos pais nasceram em Taiwan. Entretanto, não existe qualquer relação. O autor quis apenas mostrar, de forma humorística, como a disputa presidencial pode ser vagamente semelhante a um combate. No mais, o próprio Yang – que ainda não se pronunciou oficialmente sobre esse jogo – já referiu no Twitter que jogou “Street Fighter” por muitas horas em sua adolescência.