Siga o Diário 24H

Londrina e região

Londrina ganha reforço na PM com 427 soldados e 20 viaturas

Em todo o estado, são 2.169 policiais e 567 bombeiros militares. Todos concluíram o Curso de Formação e os policiais já estão aptos à atuação ostensiva e preventiva

Publicado

em

Foto: JϜlio Cesar Souza / ANPr

LONDRINA, PR
Diário do Estado | AEN

O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (10) a incorporação de mais 2.736 soldados da Polícia Militar do Paraná, que irão atuar no Norte, Noroeste, Oeste, nos Campos Gerais, em Curitiba e Região Metropolitana e no Litoral. São 2.169 policiais e 567 bombeiros militares. Todos concluíram o Curso de Formação de Soldados e os policiais já estão aptos à atuação ostensiva e preventiva.

“Temos a felicidade de anunciar esses novos profissionais, que irão reforçar e fortalecer a segurança pública no Estado”, afirmou Richa em Londrina, na primeira da série de solenidades de formatura dos novos soldados, que acontecem nesta semana. As outras solenidades de formatura de policiais ocorrerão em Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba.

O nome da turma de Londrina é “Protetores do Norte do Paraná”. São 427 soldados (394 policiais e 33 bombeiros) que se incorporam ao 2.º Comando Regional da PM, responsável por 89 municípios da região. Na solenidade, com a presença da vice-governadora Cida Borghetti, Beto Richa entregou troféu aos militares que se destacaram no curso de formação. Ele recebeu uma placa das mãos do comandante do 2.º Comando Regional, tenente-coronel Marcos Antônio Wosny Borba. Muitos familiares saudaram os formandos com faixas alusivas à conquista.

Richa também anunciou o envio para Londrina, nos próximos dias, de 20 viaturas policiais locadas. “Os veículos irão reforçar o atendimento em Londrina, enquanto aguardamos a entrega das 1.100 viaturas novas, que já estão em licitação e que serão distribuídas a todas as regiões, a partir de critérios técnicos”, afirmou.

“O significado destes anúncios é a esperança da população em uma maior sensação de segurança”, afirmou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. “É fato que hoje Londrina, assim como todo o país, passa por um problema serio na área de segurança. Essa medida vai amenizar e melhorar a sensação de segurança da população”, disse ele.

MAIS AÇÕES

Os investimentos em segurança, afirmou Richa, incluem mais ações, dentro do Paraná Seguro, o único programa de investimentos em segurança pública já executado pelo Estado. Mais de 10,8 mil profissionais da segurança pública foram contratados desde o início do governo, em 2011. “A maior contratação de profissionais para a segurança foi feita neste governo”, disse ele.

Também já foram adquiridas e estão em operação 1.200 novas viaturas e, nos próximos meses, serão entregues mais 1.100 veículos. Além disso, o Governo do Estado alugou 250 viaturas para o patrulhamento em Curitiba e Região Metropolitana, além de reforçar a Operação Verão. “Também entregamos novas armas e munições às forças policiais, entre elas cerca de 900 pistolas da marca Glock e, em breve, faremos a entrega de armas de longo alcance, além dos coletes balísticos, que são entregues assim que recebemos dos fornecedores. O Estado comprou 8 mil coletes balísticos.

As ações incluem, ainda, compra de equipamentos, investimentos em inteligência e a realização sistemática de operações para prisão de traficantes e combate às drogas.

Governador Beto Richa acompanhado pelo secret‡rio de segurana pœblica, Wagner Mesquita e demais autoridades, participa da formatura da turma do curso de forma‹o de soldados PM/BM 2016/2017.
Londrina, 10/01/2017
Foto: Jœlio Cesar Souza / ANPr

CAPILARIDADE

Para o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, o reforço de pessoal e de estrutura é significativo. “Mais efetivo sendo aplicado nas ruas, mais viaturas e armas trazem capilaridade maior, uma presença maior da polícia que vai reverter na diminuição dos índices de criminalidade”, disse ele. “A presença, principalmente do policiamento preventivo e ostensivo, traz reflexos imediatos na redução dos índices”, afirmou.

“Este reforço representa mais segurança e confiança que a sociedade pode depositar na Polícia Militar do Paraná, que com melhores condições, tanto qualitativa como quantitativa, assume o compromisso e a responsabilidade de ampliar os níveis de segurança e garantir a ordem pública”, declarou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato.

No Norte, segundo o comandante do 2º Comando Regional, todos os 89 municípios receberão algum nível de reforço, seja diretamente, com a locação dos novos policiais, ou através de remanejamento. “Em Londrina, por exemplo, o reforço está na ordem de 140 policiais militares”, disse ele.

PRESENÇAS

Participaram da formatura o chefe da Casa Militar, coronel Adílson Castilho Casitas; o subcomandante da PM-PR, coronel Arildo Luís Dias; a chefe do Estado Maior da PMPR, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o paraninfo da turma de formandos, Oezir Marcelo Kantor; o deputado federal Luiz Carlos Hauly; os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Tiago Amaral, Cobra Repórter, Mauro Moraes e Alexandre Curi; o presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche e prefeitos da região.

Novos soldados cumpriram 1.500 horas-aula

Os soldados que se graduam no curso de formação passam por 1.500 horas-aula, ao longo de dez meses. O curso inclui estágios operacionais, em que os formandos atuam sob supervisão de superiores. Durante os primeiros meses de curso, os alunos policiais tiveram aulas teóricas e práticas de disciplinas como direito, defesa pessoal, tiro, técnica e tática policial, policiamento ostensivo e, principalmente, comunitário, além de direitos humanos, abordagem e outras da área policial.

Os bombeiros também passam por algumas destas disciplinas, mas têm outras específicas, como combate a incêndio urbano e florestal, salvamento aquático, terrestre e vertical, socorros de urgência, busca terrestre e aquática e defesa civil.

“Temos a convicção de que há um esforço importante para nosso trabalho”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Juceli Simiano Junior. “No primeiro momento eles trabalharão com profissionais mais antigos, unindo a experiência com a juventude e com a informação de ponta que esses novos bombeiros trazem em sua formação”, afirmou.

Junto com a parte teórica, os alunos fazem o estágio operacional supervisionado, acompanhados por policiais e bombeiros militares já formados e com experiência na atividade de rua e atendimento de ocorrências, são controladas e específicas.

Publicidade

Londrina e região

Incêndio destrói residência no centro de Londrina

Labaredas chegaram a 10 metros de altura

Publicado

em

Por

Foto: Colaboração / WhatsApp

Uma casa localizada na rua São Salvador, na região central de Londrina, ficou destruída depois de ser atingida por um incêndio na tarde desta terça-feira (17). Ninguém ficou ferido.

O incêndio teve início por volta das 16h e assustou moradores do entorno. A rápida ação do Corpo de Bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para outros imóveis próximos. As labaredas chegaram a atingir 10 metros e puderam ser enxergadas a distância.

Não há informações sobre o que poderia ter provocado o incêndio. O prejuízo com os danos no imóvel estão sendo contabilizados.

Foto: Colaboração / WhatsApp

 

Continue lendo

Londrina e região

Peão é pisoteado por touro e fica ferido em Cornélio Procópio

Final do rodeio quase termina em tragédia na noite deste domingo

Publicado

em

O vídeo mostra um homem de 30 anos que ficou gravemente ferido após ser pisoteado por um touro durante o evento de rodeio promovido pela ExpoCop 2017, que terminou na noite deste domingo (15) em Cornélio Procópio, no norte pioneiro do Paraná.

O peão não conseguiu se equilibrar sobre o touro e caiu momentos depois da abertura da porteira sendo então pisoteado na cabeça. Ele foi encaminhado as pressas para a Santa Casa de Cornélio Procópio e precisou ser entubado.

A vítima, cujo a identidade não foi divulgada, permanece internada e está fora de risco.

Continue lendo

Londrina e região

Acidente entre motos deixa uma vítima fatal em Londrina

Motocicletas pegaram fogo após colidirem na zona rural

Publicado

em

Por

Foto: Colaboração / WhatsaApp

Um grave acidente envolvendo duas motociclistas matou o empresário araponguense Moacir Trópea, de 63 anos. A fatalidade foi registrada no fim da tarde deste sábado (14), na estrada da Bratislava, em Cambé, região metropolitana de Londrina.

 

De acordo com informações de quem passava pelo local, as duas motos pegaram fogo após colidirem de frente. Moacir chegou a ser socorrido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos; Ele teve cerca de 90% do corpo queimado.

Ainda conforme as informações, o acidente ocorreu por causa de um descuido durante uma tentativa de ultrapassagem. O corpo de Moacir foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Londrina.

Continue lendo

Londrina e região

Mulher é espancada pelo marido na zona sul de Londrina

Após as agressões o homem fugiu do local

Publicado

em

Foto: Reprodução / Tarobá Londrina

Uma mulher de 45 anos foi agredida pelo marido em Londrina. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (12) no parque das Indústrias, na zona sul da cidade.

De acordo com a PM, o homem fugiu do local após o ato. A agressão aconteceu na residência do casal e foi presenciada por três crianças pequenas, que seriam os filhos da vítima. A mulher identificada por Kátia Maria, fraturou o maxilar e as costelas.

Ela foi encaminhada pelo Siate a um hospital. Essa não é a primeira vez que a mulher é agredida pelo marido, pois, anteriormente a este caso já havia um registro de boletim de ocorrência relatando outras agressões contra o mesmo homem.

A situação está sendo acompanhada pela Polícia Civil.

 

Continue lendo

Londrina e região

Barragem do Jardim Botânico de Londrina corre risco de rompimento

Informação está em relatório da Agência Nacional de Águas (ANA)

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo / Diário 24H

Conhecido ponto turístico de Londrina, a barragem do Jardim Botânico apresenta falhas que podem levar a seu rompimento. A informação está em relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) nesta terça-feira (10), que avalia estruturas de barragens e represas em todo o país.

De todas as 25 barragens analisadas, apenas uma fica no Paraná. As demais estão localizadas em cidades do Nordeste brasileiro. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) é a responsável pela manutenção do Parque Jardim Botânico.

De acordo com coordenador de recursos hídricos da Sema, José Luiz Scroccaro, a secretaria admite ter encontrado fragilidades na estrutura da represa; Ele também disse não haver motivos para preocupação, já que barragem tem não é tão grande, e não há imóveis nas proximidades que possam ser afetados por um possível rompimento.

A expectativa é que sejam contratadas obras de reparo até o final do ano, porém não foram informados mais detalhes sobre o processo.

Relatório

As análises do relatório foram levantadas em 2016. Segundo a ANA, o risco de rompimento é médio e o dano potencial associado (DPA) foi considerado alto. A fiscalização desse tipo de estrutura foi intensificada após o desastre com a barragem em Mariana (MG) em 2015.

Continue lendo

Londrina e região

Agência bancária é alvo de bandidos em Cambé

Criminosos renderam funcionários e fugiram com valor não divulgado

Publicado

em

Criminosos renderam funcionários da agência - Foto: Reprodução

Uma cooperativa de crédito foi alvo de bandidos na manhã desta terça-feira (10) em Cambé. Os criminosos chegaram por volta das 8h em um veículo VW Gol prata na agência do Sicredi, localizada a avenida Inglaterra e anunciaram o assalto.

Cinco homens entraram no banco e renderam o vigilante. Imagens do circuito interno de segurança gravaram a ação e foram entregues à polícia, que trabalha no reconhecimento dos bandidos.

Uma pessoa ficou levemente ferida após levar uma coronhada de um dos ladrões e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros. Os homens permaneceram dentro da agência por uma hora, até a abertura do cofre. A quantia levada não foi divulgada.

Carro usado pelos bandidos – Foto: Reprodução

Continue lendo

EM 24 HORAS: